Clique nas imagens para ampliar
Um chiller a ar é um sistema de refrigeração usado para refrigerar ou desumidificar o ar. É bastante utilizado em diversas indústrias, tais como indústria de plástico, borracha, química e produtos farmacêuticos. Um chiller, seja ele a ar ou água, é usado para arrefecer (esfriar) tanto o processo de produção nas indústrias quanto às próprias máquinas usadas na produção.
Chillers a ar são bem semelhantes aos chillers a água. Ambos são sistemas de refrigeração bem comuns em indústrias e ambos utilizam os mesmos princípios básicos de refrigeração. No entanto, o chiller a ar possui seus próprios benefícios!
BENEFÍCIOS de um chiller a ar
Retorno do investimento em 1-3 anos: um chiller a ar mais novo e com a tecnologia recente garante um retorno rápido sobre o investimento (entre 1 a 3 anos).
Manutenção reduzida: um chiller resfriado a ar sai mais em conta, nesse quesito, do que um chiller a água. Um chiller a ar não tem torre de resfriamento, bombas de condensação e nem um sistema de tratamento de água. Esses recursos, ou melhor, a falta deles, permite uma manutenção mais fácil e sem muita frequência.
Flexibilidade: independentemente do tamanho do seu negócio, há um chiller que pode atender às suas necessidades.
COMO FUNCIONA um chiller a ar?
Tudo começa quando o fluido chega ao compressor como um gás frio de baixa pressão. O fluido sai do compressor como um gás quente e vai direto para o condensador – a parte externa do chiller a ar. O condensador refrigera o gás e o transforma em um líquido, o qual entra no evaporador através de uma área muito estreita e pequena. Desta forma, a pressão do líquido cai e ele começa a evaporar, refrigerando assim o ambiente, máquinas e produtos. Este processo se repete continuamente até que a sala (ou equipamento) atinja a temperatura que você deseja. E, por fim, o termostato detecta que a temperatura atingiu o ajuste correto e faz com que o chiller a ar trabalhe em níveis mais lentos, promovendo uma maior economia.
Um chiller a ar atende à uma ampla variedade de necessidades, demandas e segmentos.